Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (15), no 1º Regimento de Polícia Montada, no Bairro Dores, começará a ser filmado o longa nacional Aba Larga, que vai reunir 40 atores vindos do Rio, São Paulo e Porto Alegre, incluindo estrelas globais, além de mais de 240 figurantes de Santa Maria. A equipe de produção, que soma quase 80 pessoas, começou a chegar à cidade na semana passada e ficará hospedada até 15 de outubro, quando vai para Porto Alegre fazer mais quatro dias de gravações. Devido às filmagens, a Rua Pinto Bandeira estará interditada nesta segunda e terça-feira.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre os atores globais, estão os gaúchos bem conhecidos do público Werner Schunemann e Zé Vitor Castiel, além de Jairo Mattos (galã de Barriga de Aluguel e que atuou em várias novelas da Globo, como O Rei do Gado e Avenida Brasil) e Angela Dippe (a Penélope de Castelo Rá-Tim-Bum e com atuação em Malhação e várias novelas). Um ator que chegou a ser cogitado, Tarcisio Filho, não deve participar do filme.
O protagonista será o ator Emiliano Ruschell, que também vai dirigir o longa e comanda uma produtora de Passo Fundo responsável por vários filmes nacionais. O filme Aba Larga deve ser lançado em 2026 ou 2027 e contará história de confrontos da Patrulha Rural da Brigada Militar com abigeatários. O longa tem inspiração no nacional Abas Largas, filmado em Santa Maria em 1961 e 1962 e lançado em 1963. Por isso, a cidade foi escolhida para as locações.
As locações na cidade e na região
Além do 1º RPMon, devem ser rodadas cenas na Gare, na Estância do Minuano e em fazendas de Santa Maria e de outras cidades aqui da região, como São Pedro e São Vicente. No distrito de Arroio Grande, além da igreja, um casarão antigo será cenário do filme. Uma ferraria perto do trevo de Palma, na RSC-287, também servirá de locação. Esses foram alguns dos locais divulgados ao Diário pela produção do filme. Como conta uma história que se passaria entre as décadas de 1940 e 1960, o filme vai tratar de como a Patrulha Rural enfrentava os ladrões de gado. Por isso, a produtora e pesquisadora de elenco, Juliana Thomaz, conta que haverá várias cenas de ação com cavaleiros e cavalos.
Procura por figurantes
Mais de 240 figurantes devem participar das filmagens. Boa parte já está selecionada, mas a produção ainda precisa de mais pessoas, principalmente com habilidade de andar a cavalo, que se disponham a atuar na figuração. Quem estiver interessado em participar pode entrar em contato pelo WhatsApp com a assistente de produção Graciane Martini, pelo (55) 99676-6642.