Filme nacional Aba Larga começa a ser filmado nesta segunda-feira em Santa Maria

Filme nacional Aba Larga começa a ser filmado nesta segunda-feira em Santa Maria

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15), no 1º Regimento de Polícia Montada, no Bairro Dores, começará a ser filmado o longa nacional Aba Larga, que vai reunir 40 atores vindos do Rio, São Paulo e Porto Alegre, incluindo estrelas globais, além de mais de 240 figurantes de Santa Maria. A equipe de produção, que soma quase 80 pessoas, começou a chegar à cidade na semana passada e ficará hospedada até 15 de outubro, quando vai para Porto Alegre fazer mais quatro dias de gravações. Devido às filmagens, a Rua Pinto Bandeira estará interditada nesta segunda e terça-feira. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Entre os atores globais, estão os gaúchos bem conhecidos do público Werner Schunemann e Zé Vitor Castiel, além de Jairo Mattos (galã de Barriga de Aluguel e que atuou em várias novelas da Globo, como O Rei do Gado e Avenida Brasil) e Angela Dippe (a Penélope de Castelo Rá-Tim-Bum e com atuação em Malhação e várias novelas). Um ator que chegou a ser cogitado, Tarcisio Filho, não deve participar do filme.

O protagonista será o ator Emiliano Ruschell, que também vai dirigir o longa e comanda uma produtora de Passo Fundo responsável por vários filmes nacionais. O filme Aba Larga deve ser lançado em 2026 ou 2027 e contará história de confrontos da Patrulha Rural da Brigada Militar com abigeatários. O longa tem inspiração no nacional Abas Largas, filmado em Santa Maria em 1961 e 1962 e lançado em 1963. Por isso, a cidade foi escolhida para as locações.


As locações na cidade e na região

Além do 1º RPMon, devem ser rodadas cenas na Gare, na Estância do Minuano e em fazendas de Santa Maria e de outras cidades aqui da região, como São Pedro e São Vicente. No distrito de Arroio Grande, além da igreja, um casarão antigo será cenário do filme. Uma ferraria perto do trevo de Palma, na RSC-287, também servirá de locação. Esses foram alguns dos locais divulgados ao Diário pela produção do filme. Como conta uma história que se passaria entre as décadas de 1940 e 1960, o filme vai tratar de como a Patrulha Rural enfrentava os ladrões de gado. Por isso, a produtora e pesquisadora de elenco, Juliana Thomaz, conta que haverá várias cenas de ação com cavaleiros e cavalos.


Procura por figurantes

Mais de 240 figurantes devem participar das filmagens. Boa parte já está selecionada, mas a produção ainda precisa de mais pessoas, principalmente com habilidade de andar a cavalo, que se disponham a atuar na figuração. Quem estiver interessado em participar pode entrar em contato pelo WhatsApp com a assistente de produção Graciane Martini, pelo (55) 99676-6642.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Janelas do Treze recebem espetáculo De Mãe para Filho com Oristela Alves, referência nativista Anterior

Janelas do Treze recebem espetáculo De Mãe para Filho com Oristela Alves, referência nativista

Exposição celebra 40 anos de arte de Geraldo Markes na Vila Belga Próximo

Exposição celebra 40 anos de arte de Geraldo Markes na Vila Belga

Cultura